Viagens || Um olhar sobre Amesterdão

03:09

Já há uns 3 anos que estava para ir a Amesterdão, mas a minha mãe queria imenso ver as flores e as férias da Páscoa nunca batiam certo. Este ano, tudo se alinhou perfeitamente, e lá fomos nós, 6 dias para Amesterdão.

O nosso hotel (Meininger) ficava a duas estações de comboio do aeroporto e a uma da Estação Central (Amesterdam Centraal), que é a estação principal e, como o nome indica, a que fica no centro de Amesterdão. O nosso primeiro almoço foi precisamente na estação, cheia de restaurantes muito acolhedores, super bem decorados e com comida apelativa. A nossa primeira refeição foi no Nature's Kitchen, um restaurante com refeições à base de produtos naturais, tudo muito caseiro. Aconselho vivamente a quem for a Amesterdão que vá aos diversos restaurantes da estação, foi onde jantámos a maioria das vezes e fomos sempre muito bem recebidos e a comida era ótima!

Estação Central

Dedicámos o primeiro dia a um passeio de barco pelos canais, o que permitiu uma primeira impressão da cidade. Estava um dia lindíssimo e o mais quente que apanhámos, com uns gloriosos 17º, sim, isto foi o mais quente que esteve durante a minha estadia por Amesterdão, apesar de ser Primavera, nos restantes dias fomos presenteados com uns espetaculares 7º.  Ao final do dia fomos visitar a Casa de Anne Frank (1h20min de espera na fila) e, sinceramente, não acho que valha muito a pena. A casa está muito despersonalizada e pobre, para além de que o que contam da história é o que provavelmente a maioria das pessoas já sabe.

No segundo dia passeámos pela cidade, pelos canais e ruas de casas tortas. Aproveitámos também para ir ao Rijksmuseum, onde se encontra The Night Watch, de Rembrandt, bem como alguns quadro de Van Gogh e muitas outras obras de muitos outros artistas, uma vez que o museu é enorme e dá para se passar lá um dia inteiro, havendo arte para todos os gostos, desde escultura, a pintura, loiça, etc. Depois do museu, ainda aproveitámos para passar pela Feira das Túlipas, um mercadinho de rua cheio de bancas com flores, recordações, queijos e tudo o que é típico da Holanda, vale imenso a pena!

No terceiro dia fomos ao fabuloso Keukenhof, o jardim das túlipas, completamento florido, com cores magníficas, flores a perder de vista, lagos, um autêntico paraíso! Estufas repletas de túlipas de todas as cores que consigam imaginar, é um parque a não perder. Está aberto apenas 2 meses por ano, quando há flores. É um espetáculo lindíssimo que não se pode mesmo perder. O jardim é enorme, tem várias infraestruturas onde se pode comer e descansar no meio dás flores, bem como pavilhões com exposições e estufas.



No quarto dia previa-se chuva, ainda assim conseguimos passear um bocadinho da parte da manhã, passar pela rua dos Bulldog CoffeeShops, uma das coffee shops mais conhecidas em Amesterdão e depois visitámos o Museu do Sexo. Sim, do sexo. Os holandeses são um povo sem tabus, muito descontraído e o sexo para eles é um assunto como outro qualquer. O museu é engraçado, dá para rir e está bem conseguido. A entrada é apenas para maiores de 16 anos.
Depois do almoço, e para fugir da chuva, visitámos o Van Gogh Museum, que foi talvez o meu preferido. As obras dele são geniais e o museu não é muito grande, não o tornando cansativo.

Quinto e penúltimo dia, começámos por ir a Begijnhof, desconhecido para muitos por se chegar lá apenas através de duas portas, era um antigo local que servia de mosteiro, onde há uma capela protestante. Hoje é um "condomínio" normal, aberto ao público que queira visitar o jardim e a capela.
Foi também dia de visitar a Heineken. Devo dizer que o museu está incrivelmente bem conseguido, o marketing faz-nos sair de lá a gostar da marca, mesmo que não se goste de cerveja (que é o meu caso). Na minha opinião, vale imenso a pena.
Depois de almoçarmos, partimos para o Vondel Park, um dos mais aclamados de Amesterdão. Claro que percebi o motivo depois de lá chegar, é um sítio lindíssimo, muito verde e com lagos, para além de ter uma extensão enorme.

O dia terminou com um passeio pelo Red Light District, o tão conhecido bairro das janelas com luz vermelha. Não é o ambiente mais leve, tão pouco o mais agradável, mas não deixa de ser um local icónico e de passagem obrigatória, até por ser uma realidade completamente diferente daquela a que estamos habituados.

No último dia, já só tínhamos algumas horas, por isso aproveitámos a manhã para visitar o Moco Museum, que tem peças de Banksy e de Salvador Dalí, adorei! Vale mesmo muito a pena.

Adorei a viagem, Amesterdão é completamente diferente de Lisboa e a cultura também. O ambiente é muito mais descontraído, as pessoas são simpáticas. A paisagem é lindíssima, os canais têm uma harmonia fantástica com as casinhas tortas e inclinadas, até as árvores se encaixam na perfeição. Os transportes funcionam super bem, é uma cidade limpa e pitoresca. Voltava lá sem pensar duas vezes!

Sugestões adicionais
Onde comer: Wagamama (Estação central), refeições dos supermercados Albert Heijn, Burguer Fabrike (Red Light District), Julia's Pasta (Estação de Sloterdijk), Nature's Kitchen (Estação Central), quiosques perto do Rijksmuseum. A comida é bastante cara em Amesterdão, por isso é preferível optar por comida rápida como sandes, hambúrgueres e evitar os restaurantes, até porque há sempre bancas na rua com comida sem ser fastfood que podem ser excelentes opções.
Transportes: Existe um passe para 1, 2 ou 3 dias que vale imenso a pena porque permite apanhar qualquer um dos transportes da cidade (comboio, metro e elétrico), o que facilita imenso as deslocações, até porque os bilhetes com viagens individuais são incrivelmente caros.


E vocês? Conhecem Amesterdão? Gostavam de lá ir?
Um beijinho, boa páscoa e até ao próximo post!


You Might Also Like

31 comentários

  1. É um sítio que adorava conhecer, e espero que não demore muito!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais adorar de certeza, espero que esteja bem para breve :D
      Um beijinho!

      Eliminar
  2. Amesterdão é um daqueles lugares que adorava imenso visitar um dia, mas tenho de ver se é num desses meses em que o jardim está aberto! Fiquei apaixonada!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ir na altura das flores é fabuloso, acho que vale totalmente a pena! Vais adorar :D
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Nunca visitei, mas é um dos próximos sítios a visitar!
    Btw, adorei a sinceridade com que descreveste a tua experiência! Eu seria uma daquelas pessoas que até dormiria à porta da casa da Anne Frank para a visitar, mas agora já penso duas vezes .... :b

    Beijinho,
    sara

    priceless-ambition.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu também seria uma dessas, tanto que suportei hora e meia de fila, mas de facto não acho que valha isso..
      Um beijinho!

      Eliminar
  4. Muito obrigado, querida Inês :D

    Aiii que inveja boa que estou a ter neste momento :D Sem dúvida que é uma das cidades a visitar este ano!!! :D Que fotos fantásticas :D

    NEW TIPS POST | Thermal Water: YAY or NAY?!
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi, sem dúvida das cidades que mais gostei até agora!
      Um beijinho

      Eliminar
  5. Fiquei com imensa vontade de conhecer.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é bom sinal :D Beijinhos!

      Eliminar
  6. Quero tanto ir! Deve ter sito uma viagem incrível!!

    Mil beijinhos,
    Ju, www.lifewithju.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo, adorei! Das melhores até agora!
      Beijinhos (:

      Eliminar
  7. Pelas fotos, vê-se que é uma cidade linda! :)
    Quero muito ir a Amesterdão! :D

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade lindíssima mesmo (:
      Beijinhos!

      Eliminar
  8. O-M-G, que sonhooo! Tiveste imensa sorte baby <3 Fiquei-me a babar por tudo, desde a comida até aos edifícios (tenho uma estranha obsessão por estes ahahaha)!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu passei-me com as casas! Amava ter uma! Adoro a arquitetura e nem acreditas, há casas PRETAS! São um sonho!
      Um beijinho!

      Eliminar
  9. Sempre quis lá ir!! Adorei as fotos. O jardim de túlipas é um encanto!

    Beijinho grande
    https://owlrightcarol.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida (:
      É mesmo, nunca tinha visto nada assim!
      Beijinhos (:

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Uma maravilha mesmo! :D Um beijinho!

      Eliminar
  11. Que fotos lindas Inês! Que vontade de conhecer Amesterdão :) Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida! Um grande beijinho

      Eliminar
  12. Interesting photos, such a beautiful place :D Now I really want to visit it


    Would you like to follow each other? Please let me know on my blog ^^
    www.infashionchains.com

    ResponderEliminar
  13. Há muitos anos que quero conhecer essa cidade, quem sabe, para o ano :/
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas! É mesmo uma cidade linda (:
      Um beijinho!

      Eliminar
  14. Such gorgeous photos, it looks so beautiful through your lens! The flowers are so pretty :D following you on GFC! xx

    elizabeth ♡ ”Ice Cream” whispers Clara
    (lets follow each other on bloglovin or instagram)

    ResponderEliminar
  15. Não vejo a hora de aterrar nessa cidade. Acho incrível!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes tanto como eu :D
      Um beijinho!

      Eliminar
  16. Eu tinha visto as fotos no Instagram ahah , adorei ler o post e ver essas fotos parece uma cidade linda , amei os campos de tulipas!
    Segui ahah :)
    Xo ,Sabi
    https://sabi-diary.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por teres seguido pelo instagram :D
      Ainda bem que gostaste do post! Sem dúvida os campos de túlipas são das melhores partes!
      Um beijinho

      Eliminar